segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TRIO IRAKITAN

Conjunto vocal (Gilvan, João, Toni, Edinho, Odilon, Irakitan Brito) que se notabilizou nos anos 50 cantando principalmente boleros. Formado por jovens cantores em Natal (RN), o Trio fez sucesso em outros países antes de ser conhecido no Brasil. Foram para a Venezuela, Colômbia, Caribe e México, onde desenvolveram a técnica mexicana de vocalizar, que se tornou uma característica do Trio. O nome foi dado pelo folclorista Luís da Câmara Cascudo em 1951, e significa, em tupi, verde mel ou doce esperança. Voltaram ao Brasil em 1954 e foram contratados pela Rádio Nacional. O repertório era basicamente sambas-canções, boleros e alguma música mexicana, no gênero dos "mariachis". Em 1965, a morte de Edinho gerou algumas modificações na direção artística do Trio. Nos anos 70 diversificaram um pouco a área de atuação, gravando um disco de carimbó, ritmo do norte do Brasil, e outros de samba e outros estilos em voga. Participaram de filmes, gravaram mais de 50 discos, e ainda se apresentam em shows e eventos, cantando principalmente música romântica.

...............................................................................................................................

No começo, o grupo chamava-se Muirakitan. Descobriram que já haviam adotado este nome e Luís da Câmara Cascudo decidiu alcunhar o Trio de Irakitan, alegando que não haveriam mais coincidências. A formação do grupo aconteceu em 1950. Os integrantes tinham de 19 para 20 anos. A primeira apresentação profissional do Trio Irakitan foi no aniversário do Clube América. A orquestra e o maestro Nelson Ferreira estavam no mesmo evento. Nelson fez o convite para eles se apresentarem na rádio Jornal do Commercio. A partir deste convite, o trio, que não tinha muitas pretensões, passou a receber vários convites. Em 1951, eles saíram de Natal pelo norte realizando shows pela América Central. "Eles comeram o pão que o diabo amassou, passaram fome", acrescenta Iris. Na volta do exterior, eles foram para o Rio de Janeiro, assinando contrato de dez anos com a Rádio Nacional, que tinha à disposição o maior e melhor "cast" de cantores na época. Na Atlântida, famosa por seus musicais, o Trio Irakitan esteve em três filmes, onde são os artistas principais: "Virou Bagunça", "Rio Fantasia" e "Três Colegas de Batina". A sonoridade deles empolgava Dolores Duran a se apresentar com eles. Por pouco o Trio Irakitan não fez a trilha sonora do filme "Inferno Verde", estrelado por Grace Kelly. Eles encontraram com o pessoal da Metro quando estes estavam procurando lugar para as locações do filme na Colômbia. Os potiguares cantaram "Maringá" e foram chamados para fazer a trilha sonora do filme. Só que a turnê do Trio Irakitan demorou muito e eles perderam o lugar para o Bando da Lua, que acompanhava Carmem Miranda. Mas a morte de Edinho, em 1965, abalou a estrutura do grupo, que deu uma parada no trabalho. Para Iris, este tempo sem shows fez com que a força do Trio Irakitan esvaecesse. Somente em 1972, o Trio se refaz com nova formação: Gilvan, João e a entrada do sergipano Edil. O grupo sofre um segundo abalo. Nos anos 80, João fez uma cirurgia que o levou ao coma, estado em que permanece até hoje. O irmão de Edil, Edilson, passou a ocupar o lugar de João. O Trio, no início, tocava o que escutava no rádio. Quando retornou ao Brasil, o bolero estava em voga. Passaram a tocar versões de boleros. A marca registrada deles são os arranjos e harmonias próprias.

FONTE:

http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/trio-irakitan

http://trioirakitan.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário