sábado, 30 de julho de 2011

DIOGO GUANABARA E MACAXEIRA JAZZ

Diogo Guanabara nasceu em 10 de outubro de 1986 e iniciou seus estudos na música aos 9 anos de idade. Começou tocando cavaquinho, mas logo abraçaria também o bandolim. Teve como mestres Alexandre Moreira no bandolim e Prêntice Bulhões no cavaquinho. Apesar da pouca idade, Guanabara possui em seu currículo passagens pelos trabalhos de alguns artistas de renome nacional, como Oswaldo Montenegro, Benito de Paula e Roberta Sá.

O grupo instrumental Macaxeira Jazz formou-se em Natal no ano de 2004 por quatro então estudantes do Curso Técnico de Música da UFRN. No início, o repertório baseava-se em temas de Jazz e Bossa Nova, mas se tornou variado com o passar do tempo, somando ritmos brasileiros como Frevo, Samba e Baião com o Blues, Funk, Salsa, Bolero e outros, criando assim um repertório bastante variado, com composições e arranjos próprios.

segunda-feira, 18 de julho de 2011


K-XIMBINHO

K-Ximbinho, nome artístico de Sebastião de Barros (Taipu, RN 20 de janeiro de 1917 — 26 de junho de 1980), foi um compositor, arranjador, clarinetista,saxofonista e maestro brasileiro.

Sebastião Barros nasceu na cidade de Taipu (Rio Grande do Norte). Iniciou seus estudos de clarinete frequentando a banda de sua cidade. Posteriormente, mudou-se com a família para Natal. Chegou a participar, junto a outros estudantes secundaristas, de um conjunto de jazz, o Pan Jazz. Participou também da banda de sua corporação no exército.

Em 1938, ano em que Severino Araújo assumiu a direção da Orquestra Tabajara, K-Ximbinho entrou para o grupo, no qual permaneceu até 1942, quando se transferiu para o Rio de Janeiro. Integrou, nesse ano, a 'Orquestra do Maestro Fon-Fon' e depois a de Napoleão Tavares. Em 1945, quando a Orquestra Tabajara já estava no Rio, voltou a integrar o grupo, permanecendo até 1949. Seu primeiro Choro gravado foi Sonoroso (com Del Loro ), pela Continental, em 1946. Até hoje esse é um de seus choros mais famossos.

Participou, com muitos dos importantes instrumentistas brasileiros da época, dos anos de ouro do rádio, acompanhando artistas em evidência, e também teve muita importância no circuito de orquestras e danceterias , tendo participado em 1955 do grupo da famosa danceteria 'Sachas'. Também participou da então incipiente televisão brasileira, como orquestrador da TV Globo na década de 60.

Seus maiores sucessos, além de 'Sonoroso', são 'Eu quero é sossego', 'Sonhando' 'Sempre', entre outras. Faleceu no Rio de Janeiro em 26 de junho de 1980 depois de gravar seu último disco.

Segundo o maestro Paulo Moura, K-Ximbinho foi "o mais original dentre os instrumentistas que se dedicaram à orquestra popular urbana". Dedicou-se ao "jazz", ao choro e ao conjunto regional. "Sua atuação no "jazz" do Brasil é marcada pela criação de formações camerísticas, orquestrando para instrumentos até então pouco utilizados nas pequenas formações." Foi ainda um importante divulgador do choro, por meio de obras como "Sonhando" e "Sonoroso". Em 1938, ingressou na Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo, onde permaneceu até 1942. Nesse mesmo ano, passou a integrar a orquestra do maestro Fon-Fon. Na gravação da música "Maria Helena", feita por Francisco Alves na Odeon, fez o solo de clarineta. Em 1943, passou a atuar na orquestra de Napoleão Tavares. Em 1945, apresentou-se em vários shows na boate Night and Day. Ainda nesse ano, retornou à Orquestra Tabajara, onde ficou até 1949, como primeiro saxofonista.

Fez parte do regional da Rádio Tabajara da Paraíba. Sua primeira composição gravada foi "Sonoroso", em parceria com Del Loro, lançada pela Orquestra Tabajara em 1946 na Continental. Em 1948, teve seu choro "Sonhando", gravada por Ademilde Fonseca com acompanhamento de seu conjunto. Em 1949 atuou na orquestra da Rádio São Paulo e no famoso Dancing Avenida, do Rio de Janeiro. Em 1950, fez uma excursão pelo Brasil como integrante de uma orquestra organizada pela norte americana Jovita Leiros. Em 1951, trabalhou na Rádio Nacional e logo depois na boate Casablanca.

Em 1953 gravou ao clarinete pela Continental os choros "Perplexo" e "Tudo passa", ambos de sua autoria. Em 1954, gravou com seu conjunto o maxixe "Começou o baile" e o "Baião potiguar", de sua autoria. No mesmo ano, fez excursão à Europa. Ao retornar, passou a trabalhar como arranjador na gravadora Odeon, além de atuar na boate Sacha's.

Em 1955, gravou com sua orquestra na Continental o samba "A fonte secou", de Monsueto Menezes, Tuffic Lauar e Marcléo e o choro "Gilka", de sua autpria. Em 1956, gravou com seu conjunto na Odeon, tocando clarinete, o fox "Ama-me ou esquece-me", de Donaldson e Kahn e o choro "Murmurando", do maestro Fon-Fon. No mesmo ano, gravou com seu conjunto melódico o samba "Jura", de Sinhô. Em 1958, lançou pela Polydor o LP "Em ritmo de dança". Em 1959 assinou contrato com a Polydor para trabalhar como arranjador e lançou na mesma gravadora o LP "O samba de Cartola", com músicas do compositor mangueirense.

Em 1961 lançou o LP "K-Ximbinho e seus play boys", também pela Polydor. Em 1965 passou a integrar o conjunto Sete de Ouro, com o qual atuou até 1968. Nessa época, trabalhou como arranjador na TV Globo e integrou a Orquestra Sinfônica Nacional, da Rádio MEC. Em 1978 venceu um concurso de choros promovido pela TV Bandeirantes com "Manda brasa", sua última composição. Em 1980, participou da gravação do LP "Saudades de um clarinete", só com músicas suas, todas arranjadas por ele, interpretadas, sob sua regência, por um time de grandes instrumentistas, Rafael Rabelo, Paulo Sérgio Santos, Zé Bodega, Airton Barbosa, Carlos Rato, entre outros.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/K-Ximbinho

http://www.dicionariompb.com.br/k-ximbinho/dados-artisticos

- Duetos

CONHEÇA ESTE BARRITO:

1961 - K-ximbinho e seus Play Boys

CONHEÇA ESTE BARRITO:

1981 - Saudades de um Clarinete

CONHEÇA ESTE BARRITO:

domingo, 3 de julho de 2011

SANCTIFIER

O Sanctifier teve inicio em 1989 sob o nome Intense Gore sendo formado por Alexandre Emerson e Victor Fábio que juntamente com Marcos Flávio e Luiz Cláudio, criaram o núcleo do que viria a ser um nome respeitado dentro da cena death metal nacional. Com esta formação em 1991 gravaram a demo-ensaio "Into the Eternal Perversity" , mas, logo após essa gravação a banda procurou um segundo guitarrista. Com a entrada de Julio Resende a banda começa a ganhar projeção local lançando assim a 2ª DT ensaio "Pact With The Evil" em Julho de 1992 , depois de algum tempo Julio Skull decide sair da banda e em seu lugar entra Kleberson Porpino vindo do recém extinto Insane Death. Foi com este line-up que adquiriram um grande status dentro da cena death metal nacional tocando com bandas expressivas da cena como: Dorsal, Headhunter D.C., Medicine Death, Obskure, Terrorzone, Krueger.....etc!!, impressionando a todos com sua música brutal e técnica, fortemente influenciada por bandas como Morbid Angel, Immolation e Acheron. Em 1993 gravaram a demo-tape "Ad perpetuam rei memoriam", que se tornou um clássico com as músicas: Unholy Ancient Masters, The Cycle of The Entity e Archon tõn daimõnion, logo após esse lançamento o SANCTIFIER decidiu mudar o nome para HELLSPAWN por achar que se encaixava mais na proposta da banda, foi quando receberam a proposta da gravadora da Grécia Molon Lave (Ancient Rites, Rottig Christ, Necromantia, Varathron...etc) de lançar a Demo Tape ad perpetuam rei memoriam em formato 7" EP sendo a unica banda brasileira a ter lançamento naquele país. Em 1994 o vocalista Luiz Cláudio deixa a banda, logo após esses fato a banda se desfaz voltando no ano de 1995 contando com Alexandre e Marcos como membros da formação anterior; fazem parte da banda em 1995: Mitchell Angelo (Guitarra), Wellington Barbosa (Bateria) e Fábio Brayner (Vocal) eem Maio de 1995 Gravam a DT "Hymns of Hipocrisy" com duas músicas: Hymns of Hipocrisy e a regravação de The Cycle of The Entity com essa demo tape o Sanctifier ganha bastante terreno no exterior e recebe 100% de resenhas positivas nos Fanzines mais expressivos da cena.

No final de 1995 a banda sucumbi em uma crise interna por falta de seriedade entre os membros e Alexandre decide dar um tempo nas suas atividades. No ano 2002 a banda volta a suas atividades tendo como carro chefe o antigo nome SANCTIFIER tendo em vista uma outra banda ter surgido com o nome Hellspawn e cd lançado o que fez com que mudassem para o antigo nome, com a formação quase estabilizada o Sanctifier decide contribuir com duas musicas no tributo ao Rotting Christ. "An evil existence to rotting christ" e gravam Archon e Nom Serviam com Alexandre tocando as guitarras, baixo e vocal e Victor a bateria, logo após alguns shows Victor decide sair da banda e em seu lugar entra Paulo "The Predator" Chaffin, também não durando muito tempo por ser músico profissional gravando apenas o promo CDR "Zi dingir kia kanpa" que seriam as músicas do debut CD. Logo após a saída de Paulo Alexandre recruta o amigo Rafael-Wild e grava o cd Awaked by impurity rites com 9 músicas próprias e um cover do Acheron "Thou art lord" somando 10 músicas, esse cd despertou interesse no Japão através da Gravadora Weird Truth sendo lançado uma prensagem de mil cópias naquele País enquanto no Brasil a Dyign Music se encarregou de prensar 1000 cópias também.

Atualmente O Sanctifier encontra-se ensaiando com: Flávio Diabulus - ( Baixo ) Alexandre Emerson - (Guitarra)

Daniel Guerra- ( Vocal ) Marcelo Costa - (Bateria) Herman Souza (Guitarra)

FONTE: http://www.sanctifier.net/cthulhu.htm

1993 - Ad perpetuam rei memoriam (demo)

CONHEÇA ESTE BARRITO:

1993 - Hellspawn (EP)

CONHEÇA ESTE BARRITO:

1995 - Hymns of hipocrisy

CONHEÇA ESTE BARRITO:

2002 - Live Cthulhu (CDR)

CONHEÇA ESTE BARRITO:

2002 - Zi dingir kia kampa (CDR)

CONHEÇA ESTE BARRITO:

2002 -The rebirth of the acient ones (CDR)

CONHEÇA ESTE BARRITO:

2004 - Awaked by impurity rites

CONHEÇA ESTE BARRITO:

2005 - Tributo ao Rotting Crhist

CONHEÇA ESTE BARRITO:

2008 - In Deathmetallic Brotherhoood

CONHEÇA ESTE BARRITO: